Terminais do GRU Airport ganham nova numeração

Medida visa facilitar a orientação dos passageiros no aeroporto.

Portões de embarque, áreas de check-in e esteiras de restituição de bagagens também terão novos números

Atenção senhores passageiros!

No dia 2 de dezembro, o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo promove a mudança na numeração de seus terminais, visando estabelecer uma sequência lógica entre eles e, com isso, facilitar a orientação dos passageiros. Com a renumeração, o atual Terminal 4 passa a ser 1. Os atuais Terminais 1 e 2 serão unificados e passam a ser Terminal 2. O Terminal 3 mantem sua numeração atual.

GRU_Retrofit_Embarque_02
Foto: Divulgação.

A nova nomenclatura consiste também na renumeração dos portões de embarque e check-in, mudança que aconteceu no dia 18 de novembro. Assim, o Terminal 1, por exemplo, terá portões com numeração a partir de 100. O Terminal 2, a partir de 200, e o Terminal 3, de 300. A mesma numeração vale para as esteiras de restituição de bagagens dos seus respectivos terminais.

Já a identificação das áreas de check-in por terminal ficará desta forma: check-in “A” no Terminal 1, check-in “B”, “C”, “D” e “E” no Terminal 2 e check-in “F”, “G” e “H” no Terminal 3.

Em função da nova numeração dos terminais, será feita a adequação de toda a sinalização do complexo aeroportuário, incluindo as placas da rodovia de acesso ao aeroporto.

O projeto de renumeração dos terminais foi feito com base em ouvidorias, sugestões de companhias aéreas, rondas e análise do fluxo de passageiros. O objetivo é facilitar os processos de embarque e desembarque em todos os terminais.

Com a mudança, a numeração dos terminais, portões e esteiras ficará totalmente alinhada, como no esquema abaixo:

Esquema nova numeração Terminais e Check-in
Esquema nova numeração Terminais e Check-in. Foto: Divulgação.

TERMINAL 1

– Portões de 101 a 109

– Esteiras de 101 a 103

– Check-in “A”

 TERMINAL 2

– Portões de 201 a 246

– Esteiras de 201 a 225

– Check-in “B”, “C”, “D” e “E”

 TERMINAL 3

– Portões de 301 a 326

– Esteiras de 301 a 307

– Check-in “F”, “G” e “H”

Modernização

Outra mudança importante nos atuais Terminais 1 e 2 será a centralização do embarque doméstico e do setor de raio-X, que começam a operar a partir do dia 2 de dezembro, juntamente com a nova numeração dos terminais. O embarque internacional do Terminal 2 continuará sendo feito pelo mesmo local, até sua transferência para a área centralizada.

A estrutura antiga contava com quatro áreas de embarque, duas em cada terminal, considerando voos domésticos e internacionais. Dentro do novo projeto, a ideia é que todos os passageiros acessem a área de embarque por um único local e depois migrem para o portão do seu voo. Com isso, será mais fácil para o passageiro se orientar, já que o acesso será feito por uma entrada única, e não mais quatro.

O projeto prevê a ampliação de setores-chave do aeroporto, como check-in, restituição de bagagem e saguões de embarque e desembarque. Ao todo, serão acrescidos 23 mil m2 de área operacional. Com o objetivo de oferecer mais opções de alimentação e lojas aos passageiros, a área de varejo também será expandida em 4,6 mil m2. Na primeira fase das obras, o número de lojas vai saltar das 24 atuais para 32. O projeto prevê a construção da Avenida GRU na área restrita, um espaço destinado apenas para lojas, restaurantes, bares, com cadeiras e mesas com vista para o pátio de aeronaves.

Primeiras ações

Na prática, o projeto de modernização dos atuais Terminais 1 e 2 começou em 2012. As primeiras mudanças percebidas pelos usuários ocorreram nos saguões, com a reforma e ampliação dos banheiros localizados nos saguões de check-in. Os quatro conjuntos foram reconstruídos e ganharam uma área maior do que a anterior, um visual mais arejado e mais espaço para movimentação de carrinhos de bagagem e de pessoas com necessidades especiais. Também foram instaladas 900 placas de sinalização e orientação ao passageiro. A adoção de layout padronizado, como o utilizado nos grandes complexos aeroportuários internacionais, permite melhor identificação das informações por pessoas de todo o mundo.

Em agosto de 2013, foi inaugurada a expansão do Terminal 2. O projeto contempla uma praça de alimentação com nove lojas no check-in D do Piso Embarque e ampliação do Duty Free no Piso de Desembarque, que teve sua área praticamente duplicada.

O embarque remoto internacional e nacional do Terminal 2 também foi ampliado. Em ambos, foi adicionado mais um portão de embarque, além dos três atuais em cada área. Também foram construídos dois novos banheiros nesses espaços. A reforma no embarque remoto nacional e internacional permite reverter esses espaços em uma única área de embarque, seja nacional ou internacional, de acordo com a demanda.

A modernização dos equipamentos foi realizada em fevereiro deste ano, com a troca dos oito elevadores da área pública, e concluída em maio, com a substituição das oito escadas rolantes que fazem a ligação embarque-desembarque. No primeiro trimestre deste ano, foram entregues os novos banheiros do piso de Desembarque.

Sobre a Concessionária

No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do País, com movimento de cerca de 39,5 milhões de passageiros em 2014. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 80% e a ACSA, de 20%.

**GRU Airport.

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!

Booking.com

About Gordiando

Somos o casal Cynthia e Alvaro Sordi apaixonado por viagens, gastronomia e muita diversão. Estamos sempre em busca de novos destinos, novas experiências e diferentes gastronomias. Já conhecemos muitos lugares, mas o mundo é enorme e tem muita coisa ainda para se ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *