Roteiro de 1 dia em São José dos Pinhais/PR

Roteiro de 1 dia em São José dos Pinhais/PR

Uma das mais antigas e importantes cidades do Estado do Paraná, São José dos Pinhais possui aproximadamente 300 mil habitantes e está localizada bem pertinho de Curitiba a apenas 18 km e é onde fica um dos melhores aeroportos do Brasil o Aeroporto Internacional Afonso Pena.

Aeroporto Afonso Pena. Foto: Cynthia Sordi.
Aeroporto Afonso Pena. Foto: Cynthia Sordi.

Possui uma localização bem estratégica, de fácil acesso a outras regiões, sendo excelente para a exportação, por isso a cidade é considerada um dos maiores polos industriais do Paraná, abrigando mais de 2000 empresas, como as automotivas (Volkswagen, Volvo), a cosmética (Grupo O Boticário) entre muitas outras.

A cidade possui forte presença de imigrantes italianos, ucranianos e poloneses que se instalaram na região por causa da terra farta e clima agradável e hoje é considerada a principal produtora de frutas, hortaliças e verduras da região.

Hoje em dia, com o turismo rural, motivo de orgulho para a cidade, as antigas colônias abrigam o Caminho do Vinho que inclui as famosas vinícolas (são mais de 30), bons restaurantes além de belos pontos turísticos com muito contato com a natureza.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Janeiro: Festa do Boi Ralado, Festa do Trigo (evento da cultura ucraniana, com comidas típicas apresentações culturais).

Fevereiro/março: O carnaval da cidade é famoso por seus bonecos gigantes.

Março: Festa da colheita na Colônia Murici, Festa da Cidade.

Junho: Festival de Bonecos (marionetes e bonecos gigantes).

Julho: Festa do Pinhão (maior evento da cidade, buscando a valorização do fruto e da árvore, com culinária típica, shows). Carreata de carros antigos e também a Noite Polonesa.

Agosto: acontece a Festa do Vinho, uma das mais importantes do Estado.

Setembro: Festival Polono-Brasileiro (com danças folclóricas, apresentações musicais, festival gastronômico).

Outubro: Festa da Banana (venda de produtos derivados da banana).

Novembro: Festa do Morango (colheita do morango, com shows, exposição, venda de artesanato e produtos do morango). Noite Ucraniana (jantar típico ucraniano).

Dezembro: Famosa casa do Papai Noel e a Árvore de Natal são montadas no Parque da Fonte e atrai muitos turistas por causa da decoração, luzes, musicas e corais.

Conheça o aluguel de mala de viagem

10% DE DESCONTO NO ALUGUEL DE MALA DE VIAGEM!

UTILIZE O CUPOM DO GORDIANDO DE 10% DESCONTO: GO4673426

O QUE VISITAR?

#1 – Portal de São José dos Pinhais

No caminho de Curitiba para São José dos Pinhais, pela bela Avenida das Torres (tem este nome por causa das várias torres de transmissão de energia), fique esperto e com a máquina/celular na mão, pois o Portal é bem bonito e vale a pena tirar uma foto!

Portal de São José dos Pinhais. Foto: Cynthia Sordi.
Portal de São José dos Pinhais. Foto: Cynthia Sordi.

#2 – Parque de São José dos Pinhais

Bem próximo do portal, do lado direito é possível ver o bonito Parque de São José dos Pinhais. Só conseguimos ver de longe, pois estava garoando no dia, coisas que acontecem muito na região, faz parte!

O parque é bem grande e possui pista de caminhada, campo de futebol, churrasqueiras, academia, área de descanso e o Horto Florestal.

#3 – Catedral São José

Seguimos em direção ao centro da cidade, gostamos de apreciar as casas típicas da região, como é a rotina dos moradores, o estilo de vida, é enriquecedor! Encontramos um belo comércio (fechado aos domingos) e no centro da Praça 08 de Janeiro, a imponente Catedral de São José.

Catedral de São José. Foto: Cynthia Sordi.
Catedral de São José. Foto: Cynthia Sordi.

A primeira construção foi em 1708, passando por várias reformas e ampliações. Em 1905 começaram as obras da Catedral atual e em 2002 foi tombada como Patrimônio Histórico Municipal.

Igreja antiga. Foto: Cynthia Sordi.
Igreja antiga. Foto: Cynthia Sordi.

#4 – Museus

A cidade possui interessantes centros culturais como o Museu Municipal Atílio Rocco, com toda a história da cidade, o Museu do Boneco Animado com uma grande variedade de estilos e técnicas de bonecos (gigantes, de luva, decorativos) com direito a manipulação e contação de histórias.

#5 – Caminho do Vinho

Sem dúvida alguma este é um dos passeios mais encantadores da cidade e que não você pode deixar de ir. É bem típico na região os moradores e turistas visitarem o local principalmente aos finais de semana, mas recomendamos chegar cedo para não ter que esperar muito tempo para almoçar. Ah sim, e vá com fome, pois o local possui muitas opções para comer e depois tirar aquela soneca na rede enquanto o café da tarde está sendo preparado! Rsrs O local possui bela paisagem, com plantações, animais, área de pescaria, descanso, além de várias vinícolas com venda de produtos, restaurantes com café colonial, almoço e café da tarde. Não deixe de visitar!

Plantações no Caminho do Vinho. Foto: Cynthia Sordi.
Plantações no Caminho do Vinho. Foto: Cynthia Sordi.

É isso ai pessoal!

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.



PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa de LACRES para a sua mala? Use os da Rent a Bag | 5% e frete grátis!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!



Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *