Roteiro de 5 dias em Curitiba e regiões próximas

Visitar Curitiba é fazer uma viagem para vários países sem precisar de carimbos no seu passaporte!

SP – CURITIBA

Saindo de SP de carro pegamos a BR-116 e você pode ver todas as informações, cuidados e melhores paradas no post As melhores paradas SP-Curitiba (BR-116).

ONDE FICAR?

Ficamos no excelente Hotel Slaviero Slim Torres, muito prático, organizado, limpo e com boa localização.

SOBRE CURITIBA

Capital do Paraná, estado localizado no Sul do País, Curitiba foi fundada em 1693 e desde então recebeu várias levas de imigrantes de várias nacionalidades – o que se reflete hoje em sua arquitetura, culinária, nas artes e em outros aspectos culturais.

É a cidade polo do conjunto de 29 municípios que formam a Região Metropolitana de Curitiba. Com uma área de 16.627 quilômetros quadrados, essa região abriga uma população de aproximadamente 3,2 milhões de habitantes e está situada na porção leste do Estado, limitando-se ao norte com o Estado de São Paulo, ao sul com o Estado de Santa Catarina, a leste com a Serra do Mar e a oeste com o segundo planalto paranaense.

Estação tubo. Foto: Cynthia Sordi.
Estação tubo. Foto: Cynthia Sordi.

Curitiba é uma cidade que além de referência em transporte urbano, moradia e meio-ambiente, é um dos principais destinos turísticos do Brasil, especialmente no segmento de negócios e eventos. Percorrendo a cidade, o turista pode conferir as soluções criativas para problemas comuns a outros grandes centros e também apreciar charmosos espaços como praças, bosques e parques, que são os principais atrativos turísticos da cidade. Nesses espaços tem-se a presença das diversas etnias que ajudaram a construir Curitiba. Conta ainda com uma excelente rede de hotéis, restaurantes e bares para todos os gostos, shoppings, comércio diversificado, programas culturais e muito mais.

OBSERVAÇÕES

A cidade é muito conhecida pelas suas mudanças de temperatura bruscas possuindo mais dias cinzentos que Londres, mas isso não muda em nada a beleza dos seus pontos turísticos. Ao fazer o seu roteiro pela cidade, tenha em mente que muitos lugares são ao ar livre e que em alguns momentos do dia pode chover, então tenha opções de passeios em lugares fechados também.

Outro ponto, em feriados como o carnaval, muitos restaurantes não abrem normalmente, então sempre se informe antes.

#DIA 1

Começamos o nosso passeio à tarde pela Ópera de Arame e como são bem próximos, fomos até o Parque Tanguá e na volta passamos pelo Parque São Lourenço e pela UNILIVRE, que é a Universidade do Meio Ambiente.

Ópera de Arame. Foto: Cynthia Sordi.
Ópera de Arame. Foto: Cynthia Sordi.

Antes de jantar, passeamos pela cidade e no Bairro do Batel, encontramos a graciosa Praça do Japão. É um local gracioso tudo no estilo da cultura japonesa com casa, lago, estátuas e muitas flores. Tudo bem cuidado e limpo. Um ótimo lugar para se desligar do estresse e caminhar. Para o jantar escolhemos uma das melhores churrascarias da cidade a Jardins Grill. Excelente custo benefício, tudo de muita qualidade. Recomendamos!

Parque Tanguá. Foto: Cynthia Sordi.
Parque Tanguá. Foto: Cynthia Sordi.

No retorno ao hotel, passeamos um pouco pela cidade e vimos o Estádio Joaquim Américo Guimarães no bairro Água Verde que foi palco de alguns jogos da Copa do Mundo de 2014.

#DIA 2

Em um bonito domingo de sol, descemos para tomar o delicioso café da manhã no hotel (ah, aquelas carolinas de chocolate com doce de leite, são divinas!) e ao conversar com o garçom do hotel, ele nos recomendou uma visita à cidade de São José dos Pinhais. Como a cidade é bem próxima de Curitiba, o pessoal passa um dia super agradável em uma das Colônias, a Mergulhão ou a Murici. Com direito a diversão como pesca, pedalinhos, andar a cavalo e depois um almoço caprichado. E pensa que acabou? Claro que não! Você ainda tem direito a rede de descanso para aquele cochilo pós-almoço e para poder aproveitar o café da tarde, tá bom para você?

Colônia Mergulhão em São José dos Pinhais/PR. Foto: Cynthia Sordi.
Colônia Mergulhão em São José dos Pinhais/PR. Foto: Cynthia Sordi.

Confira o Roteiro de 1 dia em São José dos Pinhais/PR

Já que somos apaixonados por carros, precisávamos conhecer o famoso Autódromo Internacional de Curitiba, o AIC, que fica em Pinhais/PRParada obrigatória para os apaixonados por carros.

Autódromo Internacional de Curitiba. Foto: Cynthia Sordi.
Autódromo Internacional de Curitiba. Foto: Cynthia Sordi.

#DIA 3

Um lugar que sempre achamos bonito e queríamos muito conhecer era o Memorial Ucraniano, no Parque Tingui. Não deixe de visitar o Museu e de comer o maravilhoso doce tipicamente ucraniano na loja de produtos típicos. É uma delícia!

Memorial Ucraniano. Foto: Cynthia Sordi.
Memorial Ucraniano. Foto: Cynthia Sordi.

Seguimos em direção ao Portal Italiano para conhecer o Bairro de Santa Felicidade, conhecido pelos seus vários restaurantes como o famoso Restaurante Madalosso.

A fim de recarregar as energias e gastar um pouco das calorias adquiridas no almoço, seguimos para o gigantesco Parque Barigui. O local tem estacionamento gratuito, um grande lago, pista de caminhada, corrida, bicicleta, ótimo lugar para levar o seu animal de estimação para passear. Sentiu aquela fome no meio da tarde? Não tem problema, pois tem uma pequena e bem charmosa lanchonete dentro do parque e com uma vista incrível para o lago. Ah e se você tiver sorte, dá para ver as famosas capivaras nadando por lá.

Junto ao parque tem o Museu do Automóvel de Curitiba, outro passeio que vale a pena conhecer. Caso você não queira andar muito, pegue o carro e vá direto até o museu, que tem estacionamento gratuito.

Museu do Automóvel de Curitiba. Foto: Cynthia Sordi.
Museu do Automóvel de Curitiba. Foto: Cynthia Sordi.

À tarde a convite da Prefeitura de Curitiba, fomos conhecer a Torre Panorâmica, tendo uma visão 360º de toda a cidade e regiões próximas.

#DIA 4

Começamos o dia bem cedinho passando pelo Teatro Paiol e depois no Jardim Botânico de Curitiba. Aliás, é importante ressaltar que o local tem estacionamento gratuito, mas são poucas vagas e fica sempre muito cheio. Tivemos certa dificuldade em parar o carro. Uma boa dica de lanche no local é ir ao O Famoso Brigadeiro e comer as delícias que eles oferecem.

Jardim Botânico de Curitiba. Foto: Cynthia Sordi.
Jardim Botânico de Curitiba. Foto: Cynthia Sordi.

Partimos para um city tour pelo centro onde vimos a Rodoferroviária, o Mercado Municipal, passamos pelo Teatro Guaíra, pelo belíssimo prédio da Universidade Federal do Paraná que fica em uma bonita praça. Continuando, vimos o majestoso Paço da Liberdade, Passeio Público, Memorial Árabe, a Mesquita de Curitiba, finalizamos no Centro Cívico.

Aproveite para tomar um café e comer a deliciosa e premiada torta Banoffi com casquinha de biscoitos, doce de leite e bananas na Doceria Banoffi. É exclusiva, diferente, mas é uma delícia!

e fomos para o famoso e bem imponente Museu Oscar Niemayer, o MON. Sempre bem cheio, as vezes com filas, mas tudo bem, é bem grande e tem espaço para todos. Não deixe de visitar o gigantesco olho, é bem diferente e muito interessante!

MON. Foto: Cynthia Sordi.
MON. Foto: Cynthia Sordi.

Como não podemos parar, fomos até o Bosque do Papa/ Memorial Polonês e finalizamos o nosso passeio no Bosque Alemão com direito ao Oratório de Bach, Trilha João e Maria, além do Portal da Casa Mila no bairro Vista Alegre.

Oratório de Bach, no Bosque Alemão. Foto: Cynthia Sordi.
Oratório de Bach, no Bosque Alemão. Foto: Cynthia Sordi.

Não deixe de experimentar as delícias da culinária alemã e principalmente o Apfellstrudel da Confeitaria Erika. Você vai adorar! Hummm.

Apfelsrtudel. Foto: Cynthia Sordi.
Apfelsrtudel. Foto: Cynthia Sordi.

Como o dia foi bem intenso, jantamos bem próximo do hotel na Baggio Pizzeria e Focacceria. Bom custo benefício, ótimo atendimento e produtos de qualidade.

#DIA 5

É claro que não dá para ir embora da cidade sem conhecer o Setor Histórico, com toda a parte histórica e cultural da cidade, com muitas lojas, casas coloridas, museus e igrejas antigas. No Largo da Ordem tem aos domingos, a famosa e sempre lotada Feira do Largo da Ordem.

Largo da Ordem. Foto: Cynthia Sordi.
Largo da Ordem. Foto: Cynthia Sordi.

Tem muitas atrações interessantes para se ver, reserve um tempo razoável da sua viagem.

Conhecemos a imponente Praça Tiradentes, a Rua das Flores, Rua 24 horas (que não é 24 horas) e finalizamos no Museu Ferroviário que fica dentro do Shopping Estação no bairro Rebouças.

Museu ferroviário. Foto: Cynthia Sordi.
Museu ferroviário. Foto: Cynthia Sordi.

CURITIBA – SP

No retorno para São Paulo, veja o que encontramos pelo caminho no post As melhores paradas para SP (BR-116).

Agradecimentos: 

Prefeitura de Curitiba | Curta Curitiba | Rent a Bag | Lacre Bag | Hotel Slaviero Slim Torres | Seal Bag |

Veja também: 

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa de LACRES para a sua mala? Use os da Rent a Bag | 5% e frete grátis!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!




Posted by Gordiando

Somos o casal Cynthia e Alvaro Sordi apaixonado por viagens, gastronomia, carros e motos. Estamos sempre em busca de novos destinos, novas experiências e diferentes gastronomias. Já conhecemos muitos lugares, mas o mundo é enorme e tem muita coisa ainda para se ver.

Website: http://gordiando.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *