Passo a passo para planejar uma viagem de carro

10 dicas para se planejar antes de ir viajar de carro

#1 – Escolha o destino

#2 – Faça uma pesquisa sobre o destino escolhido

#3 – Comece com um planejamento de viagem

Pode ser uma planilha no Excel, uma folha de caderno ou uma folha sulfite. Coloque todos os gastos programados e deixe uma reserva para alguma eventualidade.  Alguns exemplos de gastos programados:

  • Gastos com o veículo
  • Combustível
  • Pedágios
  • Alimentação
  • Hospedagem
  • Passeios
  • Compras

É sempre importante pensarmos em algum gasto extra, como um pneu furado por exemplo. E caso isso ocorra, pare no primeiro borracheiro e conserte o pneu furado. Isso aconteceu com a minha família a muitos e muitos anos atrás. Voltando de um viagem tivemos um pneu furado, trocamos e seguimos o caminho, passando por diversas borracharias que foram devidamente ignoradas pelo meu pai. Uns 100 km depois, outro pneu furou… Não foi bacana.

Rodovia Presidente Dutra em Aparecida/ SP. Foto: Cynthia Sordi.
Rodovia Presidente Dutra em Aparecida/ SP. Foto: Cynthia Sordi.

#4 – Gastos com o veículo

Leve seu carro ao seu mecânico de confiança e faça um orçamento de uma revisão geral. Todos os itens devem ser checados, assim você evita uma grande dor de cabeça durante a sua viagem. Como ficar parado por mais de três horas na descida da serra da Anchieta, pois a bobina do carro trincou.

Não se esqueça de verificar o estepe, o macaco e o triângulo (não é um trio de forró).  Caso você seja parado em uma operação da polícia rodoviária e esses itens não estejam presentes e em situação regular, você vai ter outra dor de cabeça.

 #5 – Pesquise a hospedagem

Existem vários sites de pesquisa de hotéis, pousadas, hostel, imóvel para temporada, como o Booking, Kayak, entre outros, pesquise, entre no site do hotel, veja as avaliações de quem já se hospedou, se precisar entre em contato por e-mail ou telefone. Uma dica bacana é jogar o nome do hotel no Google e ler tudo o que falam sobre ele. Pesquise o endereço no google maps, assim você terá noção da vizinhança de onde vai ficar hospedado. Isso facilita demais na hora de ver os pontos de seu interesse. Com tudo isso checado, você pode fazer a sua reserva com muito mais confiança. 

Outra dica: guarde todos os e-mails, conversas de chat, fotos, dê print screen nas telas. É para a sua segurança e caso aconteça algum imprevisto, você terá como provar. 

#6 – Bagagem

Veja se a sua mala ainda está em condições de fazer mais uma viagem, retire do guarda roupa, passe um pano úmido e deixe ao ar livre por algumas horas para sair aquele cheiro de armário.  

Créditos: FI.
Créditos: FI.

Não tem mala?

Compre uma! Qual será o tamanho da sua viagem? Verifique o que você irá levar para definir o tamanho da sua bagagem e só depois vá até uma loja comprar.  

Outra opção muito interessante para quem não quer comprar uma mala é alugar uma! Existem algumas empresas especializadas em aluguel de malas por um período, como a  Rent a Bag. A compra do serviço é totalmente on-line, eles entregam na sua residência, você utiliza e depois a empresa retira o produto. A vantagem é que você não precisa ter espaço grande no armário para guardar uma mala e terá sempre uma mala nova e boa para ir viajar.

#7 – Músicas

Faça uma seleção de músicas para escutar durante toda a viagem, lembre-se que na estrada nem sempre o rádio funciona. E dependendo das estações, é melhor ele não funcionar!!!

#8 – Fotos

Créditos: FI.
Créditos: FI.

 Não tem como ir viajar sem registrar o passeio! Por isso, tenha um celular de boa qualidade, uma câmera digital e uma filmadora. Não se esqueça de verificar se o cartão de memória e a bateria são suficientes durante os dias de viagem ou leve um computador para descarregar as fotos.

#9 – Faça um check-list

ticked-checkbox-1245057-639x587

Para não esquecer nada, escreva em um papel tudo o que você precisa levar na mala, na bagagem de mão, no carro e vá riscando os itens que já foram colocados.

#10 – Animais de estimação

Já decidiu se os animais vão à viagem ou não?

Levando os animais na viagem: faça uma avaliação com o veterinário, verifique a carteirinha de vacinação, remédios, alimentação e cuidados durante a viagem.

Opções de hospedagem para cães: Os animais podem ficar na casa de algum parente, amigo ou mesmo em hotéis próprios. Muitos sites podem ajudar na sua decisão como o PetHub e o DogHero.

E o mais importante…

 É curtir o passeio! Se divertir!

Nem todo mundo curte ficar planejando tudo, embora isso facilite e muito, algumas pessoas gostam de cair nesse mundão e vai do jeito que der! O mais importante é curtir cada segundo! Problemas sempre podem aparecer, mas uma bela risada ameniza muito uma situação chata, além de virar história para toda a vida.

Enfim, vamos nos divertir, dar risadas, ver gente nova, aprender sobre outras culturas e viver a vida sempre feliz!!!! 😉

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa de LACRES para a sua mala? Use os da Rent a Bag | 5% e frete grátis!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!

___________________________________________

Veja outros destinos do Gordiando na estrada

NACIONAL

PARANÁ RIO DE JANEIROSÃO PAULO

INTERNACIONAL

INGLATERRA | ESTADOS UNIDOS

 




8 thoughts on “Passo a passo para planejar uma viagem de carro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *