É melhor prevenir do que remediar!

Conseguiu um tempinho nessa nossa vida corrida e decidiu viajar para algum lugar?

Seja um bate-volta, final de semana, feriado, férias, estas dicas de como preparar a sua viagem vão ajudar e muito!

Em direção à Holambra/SP. Foto: Cynthia Sordi.
Em direção à Holambra/SP. Foto: Cynthia Sordi.

#1 – Pesquise

Hoje em dia tem milhares de sites falando sobre todo o mundo de viagens. Tem muitas dicas e é muito legal você ler a respeito. Nós também fazemos isso! Sempre!

Pesquise sobre o que a cidade oferece, o que você quer ver no local, quais os pontos turísticos que mais te interessam. Veja as fotos, os vídeos, as dicas, os cuidados, os locais seguros, enfim, busque todas as informações e faça as suas anotações.

É bem melhor você ir preparado do que perder tempo na cidade procurando o que fazer, onde é o local, etc, lembre-se que tempo é dinheiro e você quer aproveitar toda a sua viagem, correto?

#2 – Documentos atualizados

Para ir a qualquer lugar, seja pertinho de casa ou do outro lado do mundo, nós temos que estar com os nossos documentos em dia, por isso, tenha sempre o seu RG atualizado a cada 10 anos (tem países como o do Mercosul que aceitam como documento de embarque somente o RG, porém com data de emissão de até 10 anos). Verifique a data de validade do passaporte e também do visto. Antes de viajar tire algumas cópias dos seus documentos e coloque em diferentes partes da mala, bolsa e deixe uma cópia no seu e-mail também.

#3 – Coloque todos os documentos em um único lugar

Sempre que viajamos, eu coloco os documentos como RG, passaporte, passagens, vouchers, cartões, endereços, roteiros tudo em uma única pastinha (sabe aquelas pasta Zip ou com zíper? Bem seguras para não perder nada). Já imaginou o transtorno de perder algum destes documentos importantes no meio da sua tão sonhada viagem? Nem pensar nisso, não é? Ah eu deixo também uma cópia no e-mail, vai que…é melhor ser super prevenida(o) do que perder o passeio.

Encontramos esta pasta Zip no site do Kalunga:

Pasta Zip Kalunga. Foto: Site Kalunga.
Pasta Zip Kalunga. Foto: Site Kalunga.

Como prevenção, costumo levar uma lista com o endereço e telefone dos lugares que vamos visitar, da embaixada, hospitais, etc. Exagero? Até pode ser, mas prefiro não passar apuros!

#4 – Compre uma doleira

Eu conheço dois tipos muito úteis de doleiras:

Bolsa de cintura Hidden Belt. Foto: Site Decathlon.
Bolsa de cintura Hidden Belt. Foto: Site Decathlon.
  • Um cinto com uma bolsinha fina chamado ¨money-belt¨ ou doleira que você coloca uma reserva em dinheiro, cartões e documentos. É colocado embaixo da roupa, é justamente para ficar escondido e para você não perder ou esquecer em nenhum lugar. Compramos uma excelente no site da Decathlon
  • Existe uma cueca que na parte da frente tem um bolsinho reforçado com zíper. Você coloca os itens dentro de um saquinho de plástico e só tira para colocar no cofre do hotel. Já adiantamos que não é fácil de achar, mas uma opção é levar na costureira.
  • Outra opção é a cartucheira (uma opção é comprar uma cartucheira fitness) que é um cinto com uma bolsinha para ser levada junto ao corpo, é bem semelhante à doleira, só que esta pode ser levada por fora da roupa. Tem de vários tipos, cores, tamanhos e estilos. Encontramos estas opções:

 

Porta objetos no site Arco e Flecha.
Porta objetos no site Arco e Flecha.
Cartucheira fitness no site Netshoes.
Cartucheira fitness no site Netshoes.

#5 – Médicos, vacinas e remédios

Todos nós sabemos que a nossa saúde está sempre em primeiro lugar e que os exames devem estar em dia. Pois bem, ainda mais quando vamos viajar é muito importante estar preparado para tudo (e sabemos que mesmo assim, imprevistos acontecem). Quando estamos nos preparando para uma viagem, é importante verificar se temos que passar em algum médico, fazer algum exame, fazer algumas perguntas relacionadas ao destino, levar alguns remédios para emergências indicados pelo médico e verificar se precisamos tomar alguma vacina antes de ir. Lembre que as vacinas tem um tempo para fazer efeito e podem dar reação, portanto tome com antecedência e não se esqueça de levar a carteira de vacinação em dia, em alguns países eles podem pedir.

Dica: eu levo sempre vários remédios e receita de uso contínuo como precaução na bolsa de mão.

#6 – Bagagens

Falou em viajar tem que ter uma bolsa, mala, sacola, enfim, tudo que comporte o que vamos levar e o que iremos trazer também!

Como exemplo, encontramos este lindo conjunto de malas Sansonite de 3 tamanhos. Aliás, a Sansonite dispensa apresentações, é sinônimo de excelência e bons produtos.

Conjunto de malas Sansonite. Foto: site Sansonite Brasil.
Conjunto de malas Samsonite. Foto: site Sansonite Brasil.

Nós sabemos que existem muitos tipos no mercado e que o pessoal dos aeroportos não cuidam com tanto carinho das nossas malas, mas é importante comprar uma mala de boa qualidade, resistente, no tamanho certo para o período de sua estadia. Conosco já aconteceram alguns imprevistos como o zíper estourar, da alça da mala quebrar, de não conseguir fechar a mala e ai você tem que dar um jeito, comprando outra mala, isso se você tiver tempo. Verifique o tamanho e peso permitidos para o transporte. Não se esqueça de sempre fechar todos os zíperes, colocar cadeados (e levar a chave também), além de várias etiquetas (nunca se sabe, mas as informações podem borrar, pode cair da mala, ser cortada).

Bolsas e bagagens de mão devem ser mantidas praticamente grudadas no corpo, esteja sempre de olho, não se distraia, pois é um piscar de olhos que os bandidos fazem a festa e ai você vai precisar voltar no item #5 para pegar aquele comprimido para dor de cabeça ou ir a uma farmácia caso tenham levado isso também!

#7 – Adaptadores

É um item que muitas pessoas acham desnecessário, mas quando chegam ao destino com certeza vão pensar: ¨Nossa, por que não pensei nisso antes?¨ Recomendo verificar qual é o tipo de tomada que o país possui e você pode consultar nesta relação aqui. Muitos hotéis possuem alguns adaptadores de tomada universal na recepção para emprestar para os hospedes, mas não são muitos e você pode ficar sem. Já imaginou naquele frio congelante e você não conseguir secar o seu cabelo ou a noite não carregar a máquina, celular, computador só por causa de um simples e barato adaptador?

Adaptador universal de tomadas. Foto: Site Walmart.
Adaptador universal de tomadas. Foto: Site Walmart.

Este adaptador universal de tomada da foto acima, nós compramos para uma viagem para a Inglaterra e foi muito útil. Compramos em uma loja de bolsas e malas, mas encontramos este no site do WalMart bem mais barato do que pagamos na época. 

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa de LACRES para a sua mala? Use os da Rent a Bag | 5% e frete grátis!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!




One thought on “É melhor prevenir do que remediar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *