Como é viver em SP?

Nós da equipe Gordiando somos paulistas paulistanos e preparamos 15 itens de como é viver nesta selva de pedra que é São Paulo. 

Aliás, para tirar qualquer dúvida:

Quem nasce no Estado de São Paulo -> Paulista

Quem nasce na cidade de São Paulo -> Paulistano

SP - Banespa - Gordiando (12)
São Paulo vista do alto. Foto: Cynthia Sordi.

1) TRÂNSITO: Ah o trânsito, é uma loucura, com toda a certeza, a qualquer hora do dia ou até da noite, tem trânsito. E não precisa ter acontecido nada para travar, muitas vezes é só o excesso de carros mesmo. Claro, que por dia tem milhares de casos de queda de motociclistas, batidas, caminhão que entalou na ponte e por ai vai. Ah, uma alternativa para reduzir o trânsito é o rodízio de carros de acordo com as suas placas, ou seja, a cada dia, 2 finais de placa não podem circular das 7h as 10h e das 17h as 20h. E no final, achar normal levar duas horas em um percurso de 15 km.

Gordiando (1)
Av. 23 de maio em um sábado a tarde. Foto: Cynthia Sordi.

2) TRANSPORTE PÚBLICO: Temos de tudo, ônibus, metrô, monotrilho, mas acredite nada é suficiente para tantas pessoas. Principalmente nos horários de pico, das 6h às 10h e das 17h às 20h, estão sempre lotados, sendo a maioria, sujos e mal conservados.

Estação e Parque da Luz (19)
Estação da Luz. Foto: Cynthia Sordi.

3) RADARES: Muito fácil de ver, pois temos por todos os lados e de todos os tipos, tamanhos, atrás de placas, plantinhas, moitas, etc.

4) MOTOBOYS: Tem motos para todos os lados, correndo porque tem entrega para fazer, buzinando sem parar e muitas vezes é possível ver mais de 30 esperando o farol abrir. Sim, em SP semáforo = farol.

5) CLIMA: Em SP, temos as 4 estações do ano em um só dia. Você sai de manhã com aquele friozinho, as 10h já está um calor de 25oC, a tarde cai aquele temporal e a noite já ficou fresquinho novamente ou não, isso não é regra.

Gordiando (2)
Entardecer na região próxima do Aeroporto de Congonhas. Foto: Cynthia Sordi.

6) SAÚDE: A poluição é tão grande que o céu na capital já a muito tempo não é azul e isso faz com que o paulista pelo menos 1 vez ou mais ao ano tenha que ir ao médico por conta de problemas respiratórios.

7) ALIMENTAÇÃO: Um dos pontos onde somos imbatíveis. Aqui você encontra todo o tipo de comida, de qualquer país e a qualquer hora do dia ou da noite. É restaurante, lanchonete, padaria, food truck, quiosque, barraquinha e tem até mesa improvisada para vender café da manhã com pedaço de bolo na calçada ao lado de obras e empresas. É uma diversidade impressionante e o serviço em sua maioria é muito bom.

Bife a parmegiana - Pastorinho - Gordiando
Bife a parmeggiana no Restaurante Pastorinho. Foto: Alvaro Sordi.

8) ATRAÇÕES: Outro ponto muito bacana. A cidade é bem agitada, tem sempre muita coisa para se divertir, em todos os dias e para todos os gostos. Os shows mais legais, as atrações mais interessantes, acontecem em SP. Tem vários museus, parques, cinemas, exposições, bares, eventos e muitos são gratuitos.

Parque da Luz - gordiando - agosto15 (24)
Parque da Luz. Foto: Cynthia Sordi.

9) CUMPRIMENTAR: Como o paulista tem muita pressa, só é necessário um beijinho no rosto ou muitas vezes somente um aperto de mão.

10) FILAS: Temos muitas filas, no estacionamento, no restaurante, no mercado, no banco, nos hospitais e até para se divertir. Ir ao parque em um final de semana quente e agradável? É melhor se preparar psicologicamente, porque vai ter fila para estacionar o carro, fila para alugar uma bike, fila para tomar água de coco…

11) COMPRAS: Outro ponto positivo. É possível encontrar de tudo! Em SP tem rua para todos os gostos, rua das noivas, rua das motos, rua de som, rua só de móveis, rua só com tecidos, rua com produtos para festas, rua só de eletrônicos, além dos váááários shoppings e mercados…muito bom né?

Gordiando
Eataly. Foto: Cynthia Sordi.

12) PESSOAS: São em sua maioria bem estressadas, estão sempre com pressa e sem paciência. Como toda cidade grande, cheia de gente, em SP tem de tudo, desde as pessoas simpáticas até aquelas que se aproveitam da ingenuidade para enganar, roubar e por ai vai.

13) CUSTO DE VIDA: É bem alto se comparado a outras cidades, chega até a ser abusivo em certos lugares.

14) SEGURANÇA: A sensação de insegurança é enorme, realmente quem mora em SP não fica tranquilo e não sabe se vai voltar para casa vivo. Mas está assim em todo lugar, infelizmente, não é mesmo?

15) REFÚGIOS: Mesmo sendo esse lugar amado e odiado ao mesmo tempo, temos muitas opções para quem quer sossego e algo diferente para fazer. Em um raio de 100 a 150 km da capital com boas estradas, você encontra ótimas praias, montanhas, cidades interioranas e muita tranquilidade. Só não aconselhamos fazer isso nos feriados, pois a maioria da população paulista, foge daqui.

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *