BlaBlaCar lança plataforma de viagens compartilhadas no Brasil

Em plena expansão global, empresa chega ao seu 20º país, o primeiro na América do Sul

A BlaBlaCar, maior comunidade mundial de viagens compartilhadas entre cidades, anuncia hoje sua chegada ao Brasil. Esta é a primeira incursão sul-americana da empresa, que nasceu na França em 2006 e tem mais de 20 milhões de membros em 19 países. A plataforma brasileira já pode ser acessada por meio de aplicativos gratuitos para Android e iPhone e pelo site www.blablacar.com.br.

O conceito da BlaBlaCar é simples: conectar condutores com lugares vazios no carro a passageiros indo para o mesmo destino. O condutor, que tem uma viagem programada, publica na BlaBlaCar as informações do seu trajeto, como horário, ponto de partida e chegada, e número de lugares disponíveis. O passageiro escolhe entre os condutores aquele com quem gostaria de viajar e, caso o condutor concorde, eles viajam juntos e dividem os custos do trajeto. Uma viagem entre São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo, pode custar até R$ 180 – se esse custo for dividido com dois passageiros, cada um gastará R$60.

A expansão global, financiada pelos aportes de 2014/2015 que somam 300 milhões de dólares, é uma das principais alavancas de crescimento da BlaBlaCar, que já está presente no México, Turquia, Índia, Rússia e mais 15 países. Com 205 milhões de habitantes e uma frota de 50 milhões de carros, a expectativa para a operação brasileira é muito positiva.

blablacar-logo-290x48

“Centenas de milhares de brasileiros já utilizam as redes sociais para organizar viagens compartilhadas com o objetivo de dividir os custos. A BlaBlaCar, ao criar uma comunidade de confiança com perfis verificados, avaliações e facilidade de uso, propiciará uma solução para as viagens compartilhadas intermunicipais.”, afirma Julien Lafouge, Diretor Geral da BlaBlaCar na América Latina.  

A fim de gerenciar sua plataforma no Brasil, a BlaBlaCar contratou um time local e abriu um escritório na capital paulista. “Segundo dados do Ministério do Turismo publicados em outubro de 2015, 84% dos brasileiros que pretendem viajar nos próximos meses farão viagens domésticas. Queremos justamente ajudar a população a explorar os destinos nacionais.”, afirma Ricardo Leite, Diretor Geral da BlaBlaCar no Brasil.

Além de mais econômica, a BlaBlaCar representa uma forma mais social de viajar. Um estudo realizado com os membros na Europa concluiu que 80% deles se juntaram à comunidade para economizar, mas para 97%, a razão de continuar usando a BlaBlaCar foi o caráter social do compartilhamento. Adicionalmente, compartilhar o carro otimiza o uso de recursos. Nas estradas da Europa, a ocupação média dos veículos é de 1,7 pessoa, contra 2,8 na comunidade BlaBlaCar. Ao ocupar os assentos vazios dos carros, os membros da BlaBlaCar deixaram de emitir 500 mil toneladas de CO2 no último ano.

Sobre a BlaBlaCar

A BlaBlaCar revolucionou os deslocamentos interurbanos na Europa – os trajetos no continente têm em média 340km – ao colocar em contato condutores com lugares vazios no carro a passageiros que querem ir para o mesmo destino. Eles viajam juntos e compartilham os custos do trajeto. A participação dos passageiros, sugerida pela BlaBlaCar de acordo com a distância do trajeto, ajuda a cobrir os custos de pedágio e gasolina: os condutores não lucram.

Para garantir que a comunidade seja de confiança, a BlaBlaCar se apoia em três pilares principais. Primeiro, condutores e passageiros se cadastram e suas informações pessoais são verificadas. Segundo, todas as atividades da plataforma são moderadas para garantir, por exemplo, que as fotos dos membros sejam reais e que nenhum condutor obtenha lucro. Finalmente, após a viagem existe uma avaliação mútua entre condutores e passageiros; as avaliações são incorporadas ao perfis públicos dos membros.

O nome BlaBlaCar tem origem no caráter social da viagem. Em seus perfis, os membros podem se definir como “Bla”, “BlaBla” ou “BlaBlaBla”, de acordo com a sua vontade de conversar durante o trajeto. A comunidade global de confiança para o compartilhamento de viagens está presente em 20 países: França, Espanha, Reino Unido, Itália, Portugal, Polônia, Bélgica, Holanda, Luxemburgo, Alemanha, Rússia, Ucrânia, Turquia, Índia, Hungria, Sérvia, Romênia, Croácia, México e Brasil.

Como funciona

É muito simples de se cadastrar.

Para condutores: 

  1. Publique a sua viagem: Informe o itinerário, a data e a hora de sua viagem e a participação por cada passageiro. Escolha entre a Aprovação Manual e a Aprovação Automática: com a Aprovação Manual você confirma a reserva de cada passageiro e com a Aprovação Automática, a confirmação será automática e você não precisa fazer nada.
  2. Os passageiros reservam on-line: Quando os passageiros reservarem um lugar no seu carro, a BlablablaCar envia automaticamente uma notificação por e-mail e SMS a cada nova reserva. Você vai receber o celular dos passageiros para combinar os últimos detalhes.
  3. Viajar juntos: Seja pontual! Leve o valor da participação trocado e pague o condutor durante a viagem.
  4. Os passageiros pagam diretamente para você a participação sugerida durante a viagem. Por isso, tenha sempre algum dinheiro para troco.

Além disso, é possível informar os pontos de partida e de chegada específicos, com nomes de rua e/ou ponto de referência. Dessa forma, vai ficar ainda mais fácil conseguir mais passageiros! Você pode ver seus companheiros de viagem no site a qualquer momento. Adicione uma foto do seu carro no seu perfil. Dessa forma, vai ser mais fácil para os passageiros reconhecerem você. Após sua viagem, faça uma avaliação do seu condutor: em troca, o condutor pode fazer uma para você também!

Para passageiros: 

  1. Procure um lugar: Informe seus pontos de encontro, escolha a data e o condutor para sua viagem. Se você tiver dúvidas sobre a viagem, faça uma pergunta pública ao condutor.
  2. Faça sua reserva on-line: O condutor vai ser notificado imediatamente da sua reserva, você vai receber o celular dele para combinar os últimos detalhes.
  3. Viajar juntos: Seja pontual! Leve o valor da participação trocado e pague o condutor durante a viagem.

Além disso, você pode consultar o perfil do condutor, com foto, minibiografia e avaliações de outros membros que viajaram com ele. Pode entrar em contato com o condutor por mensagem privada quando você tiver feito a reserva. E ainda, fazer uma avaliação do condutor depois da viagem: e ele também poderá deixar uma para você!

Bla, BlaBla ou BlaBlaBla?

Cadastrando o seu perfil no site, é possível colocar o quão falante você é em uma viagem: É muito simples, você pode escolher entre estas três classificações:

Sou reservado

Curto um bate-papo

Não páro de falar!

Muito legal, não é?

Tudo muito bem pensado para que a sua viagem seja barata, muito agradável e ainda conhecendo novos amigos!

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!

Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *