2500 km com a Ford Ranger

Testando a nova Ford Ranger 

Expedição Gordiando – São Paulo a Goiás – 2016

O CARRO – NOVA FORD RANGER 2017

 Em uma segunda-feira chuvosa, tivemos nosso primeiro encontro. Do outro lado da rua estava ela, linda, grande, imponente e um pouco ameaçadora com seus mais de cinco metros de comprimento. Sem muitas apresentações, nos entregaram suas chaves e ela finalmente seria nossa.

Nos primeiros quilômetros, estranhamos um pouco seu tamanho e seu comportamento, mas ela sempre gentil e amigável foi revelando seus segredos, mostrando que apesar de parecer bruta era uma linda e delicada dama!

Ford Ranger no Autódromo Internacional de Goiânia. Foto: Alvaro Sordi.

Começamos a testar todos os seus equipamentos, e a cada descoberta nosso amor pela Grandona (sim, é um costume nosso dar nome aos carros) aumentava!

A ADAPTAÇÃO

Como não estávamos habituados com esse tipo de veículo, dedicamos um dia inteiro para criar intimidade com a Ford Ranger e não passarmos por nenhum apuro durante a viagem. Achamos isso muito importante, ainda mais prestes a iniciar uma viagem de quase 800 km por trecho!

Então, testamos o nosso novo carro na cidade, pegamos trânsito, estacionamos no shopping, paramos para abastecer, calibrar os pneus para no dia seguinte seguir viagem!

Ford Ranger no Autódromo Internacional de Goiânia. Foto: Alvaro Sordi.

O sistema apresentado pela Ford é muito bom e muito simples de operar! Bastaram alguns momentos se dedicando a Grandona, e ela revelou toda sua intimidade! Tudo a mão. Isso sem contar o ronco do seu motor 5 cilindros com 200cv. Muuuuito bom!!!!

A VIAGEM

Depois de perder um bom tempo pensando em como deixar as malas presas, e quase cair pulando da caçamba…

Expedição Gordiando seguindo para Goiânia. Foto: Alvaro Sordi.

Ao iniciarmos a viagem, estávamos apreensivos com o conforto que a Nova Ford Ranger teria, especialmente para os outros dois ocupantes. E para a nossa grata surpresa o conforto foi maravilhoso! Em nenhum dos trechos chegamos com dor nas costas ou nas pernas. Inclusive um dos ocupantes que é adepto de um determinado tipo de veículo (sedan de luxo), ficou encantando com o conforto e a segurança da Ford Ranger ou como diz o nosso sobrinho de quase 3 anos, uma “pipape”!

Ford Ranger na estrada em Goiás. Foto: Cynthia Sordi.

O painel da Nova Ford Ranger 2017 foi modificado, ficando com as mesmas linhas do Fusion e Edge. Essa alteração associada com a direção elétrica, não passa em nenhum momento que você está dirigindo uma pick-up. Tudo fica a mão, e com um acabamento muito bom.  Na hora de estacionar ou sair de vagas, contamos com os sensores de distância dianteiros e traseiros. Isso facilitou demais a nossa vida! E ao engatar a ré, o visor multimídia traz a imagem da câmera traseira!

Mais uma agradável surpresa, o isolamento acústico da Nova Ford Ranger 2017. Com os vidros fechados e o maravilhoso sistema de som em um volume ambiente, você não escuta o motor gritando. Estávamos esperando um pouco mais de barulho, mas ainda que isso não ocorreu! Conseguimos manter uma conversa agradável entre os ocupantes, sem necessidade de gritaria ou abaixar o volume do som. Mas confesso que foi viciante abaixar o vidro em alguns momentos, e apreciar a sinfonia dos 5 cilindros…

Como em toda pick-up a caçamba acomoda muito bem toda sua bagagem, mas levamos um tempinho para deixar tudo bem preso. Iria facilitar demais um limitador de bagagem. Mas não tivemos nenhum problema com as malas e outros “mimos” que foram adquiridos no caminho.

Outro ponto positivo da Nova Ford Ranger foi o consumo de combustível. Ela fez uma média de 11,9 km/l de Diesel, com o ar condicionado sempre ligado e um super calor do lado externo. Para um veículo desse tamanho, achamos que fez uma média muito boa!

DURANTE A EXPEDIÇÃO GORDIANDO

Percorremos mais de 2500km de estradas de asfalto, desde as excelentes e também as não tão perfeitas, de terra, com buracos e até de paralelepípedos. Em poucos dias, passamos por 3 Estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais e Goiás com a Nova Ford Ranger em uma experiência marcante e agradável.

Ford Ranger em Caldas Novas/GO. Foto: Alvaro Sordi.

Como a picape é mais alta, foi possível ver com mais detalhes a natureza e os animais na estrada, sem interferências de outros carros. Ótimo para tirar boas fotos. O sistema de som é bem agradável, os bancos de couro são super confortáveis e ainda tem um cooler entre os bancos do motorista e do passageiro que deixam a sua bebida fresca durante toda a viagem. Um luxo à parte. E se quiser colocar a sua garrafinha de água em algum lugar seguro, sem medo de derrubar líquido no carro, tem também 2 espaços. Aliás, compartimentos úteis a Ford Ranger tem de sobra, nas portas, porta-luvas grande, entre os bancos, são ótimos e cabem muitos objetos. Os espaços internos são espaçosos, daqueles que é possível esticar as pernas (mesmo as mais longas) durante a viagem e até fazer um alongamento.

Ford Ranger em Caldas Novas/GO. Foto: Cynthia Sordi – Gordiando.

CONFIRA AS NOVIDADES DA NOVA FORD RANGER 2017

ALERTA DE COLISÃO – Já imaginou um carro que avisa o motorista quando há risco de colisão? Isso já é possível. O Alerta de Colisão informa o motorista por meio de LEDs no para-brisa e avisos sonoros quando esse risco existe, usando uma série de sensores. O sistema também pré-carrega os freios para o motorista ter uma resposta mais rápida do carro nessas situações.

SISTEMA DE DETECÇÃO DE CANSAÇO

Não se deve dirigir com sono – essa é uma regra de segurança que todo mundo conhece. Mas alguns dias são mais difíceis e corridos que os outros, e pode ser difícil evitar que aquele cansaço apareça quando já se está no carro. Essa tecnologia monitora o modo de condução com informações do volante, câmeras e sensores que coletam dados sobre como o carro está se comportando na pista – se ele não está se mantendo na faixa, por exemplo. Com esses dados, o sistema alerta o motorista com uma mensagem no painel para fazer uma pausa de descanso.

SISTEMA DE PERMANÊNCIA EM FAIXA

Às vezes o motorista se distrai e o carro acaba saindo da pista inadvertidamente. Este sistema conta com uma câmera frontal que identifica as faixas de rolamento e, nessa situação, alerta o motorista por sons e uma vibração no volante. Além disso, faz uma correção de trajetória por meio de uma leve intervenção no volante.

ADVANCETRAC – CONTROLE ELETRÔNICO DE ESTABILIDADE E TRAÇÃO

Um carro bem estável – que “gruda” no chão nas curvas – é um dos principais recursos de segurança ativa que um motorista pode ter à sua disposição. O sistema previne a perda de tração e controle, com monitoramento das rodas e eixos por sensores. Se o motorista for obrigado a virar abruptamente o volante, o sistema automaticamente verifica o ângulo do carro e a velocidade, enquanto o controle eletrônico de estabilidade (ESP) impede o bloqueio das rodas e balanceia a força de frenagem de cada uma individualmente. O Advancetrac também reduz a velocidade da roda para permitir o máximo controle.

Seguindo para Goiânia na Ford Ranger. Foto: Cynthia Sordi – Gordiando.

ASSISTENTE DE PARTIDA EM RAMPAS (HLA)

 Para facilitar a saída do carro em subidas, esse sistema mantém os freios do veículo acionados por cerca de dois segundos após o motorista liberar completamente o pedal do freio – assim, o carro não dá aquela “descidinha” antes de sair de novo, evitando acidentes.

CONTROLE AUTOMÁTICO EM DESCIDAS

Descidas íngremes podem ser um grande desafio para carros normais – em picapes como a Ford Ranger, então, ele é maior, principalmente ao transportar cargas pesadas. Essa função, acionada por um botão no painel, mantém a velocidade constante nessas condições, evitando travamento das rodas ou escorregamento lateral do veículo.

CONTROLE ELETRÔNICO ANTICAPOTAMENTO

Quem transporta cargas pesadas precisa de uma dose extra de segurança. Esse sistema monitora continuamente a aceleração lateral do veículo, sua velocidade e alterações de direção, identificando eventuais situações de risco e acionando o controle eletrônico de estabilidade (ESP).

Ford Ranger no Autódromo Internacional de Goiânia. Foto: Alvaro Sordi.

CONTROLE ADAPTATIVO DE CARGA

Outro desafio para quem transporta cargas é evitar a sobrecarga e garantir a segurança. Essa tecnologia faz uma leitura do peso a ser transportado pelo carro e redistribui a força de frenagem adequadamente entre as rodas, aumentando a eficiência do sistema de freios.

SISTEMA DE MONITORAMENTO DA PRESSÃO DOS PNEUS

Todo mundo sabe que é preciso checar a pressão dos pneus pelo menos a cada 15 dias, mas esquecer essa tarefa também pode ser fácil. O sistema alerta o motorista quando um pneu está com pressão abaixo do ideal.

ACENDIMENTO AUTOMÁTICO DOS FARÓIS

Entre as maravilhas da vida moderna está não precisar se preocupar em acender os faróis do carro ao anoitecer, ao entrar num túnel escuro ou quando começa a chover. A tecnologia da Ford faz essa tarefa por você.

Painel da Ford Ranger. Foto: Alvaro Sordi – Gordiando.

RETROVISOR ELETROCRÔMICO

Não tem como fugir daquele momento em que os faróis do carro de trás refletem no retrovisor do seu carro e atrapalham a visão. Com o retrovisor eletrocrômico, essas luzes são atenuadas e evitam o ofuscamento.

AR-CONDICIONADO DIGITAL DUAL-ZONE

É o fim da briga pela temperatura no carro, já que a regulagem pode ser feita individualmente pelo motorista e passageiro nos botões instalados respectivamente em cada lado do console central.

Interior da Ford Ranger. Foto: Alvaro Sordi – Gordiando.

CONCLUSÃO

O carro é muito bom! Para quem gosta de viajar e se aventurar em terrenos fora da estrada é o carro ideal. Sempre passando muita segurança com conforto e estilo. O único ponto de atenção é o seu tamanho, que exige mais atenção para manobras, mas nada que a prática não resolva.

Ford Ranger. Foto: Alvaro Sordi – Gordiando.

Ah e claro que tratamos a Ford Ranger com muito amor e carinho, então depois de longa viagem tiramos a sujeira da estrada com um belo banho! 

Hora do banho Ford Ranger. Foto: Alvaro Sordi – Gordiando.

A equipe do Gordiando agradece demais a Ford Motors por proporcionar essa experiência maravilhosa com a Nova Ford Ranger 2017! Já estamos com saudades!

VEJA OUTROS POSTS DA SÉRIE:

PARCEIROS NA EXPEDIÇÃO GORDIANDO EM GOIÁS 2016:

FORD | PRIVÊ HOTEIS E PARQUES | PRIVÊ DIVERSÃO | CLUBE PRIVÊ | WATER PARK | NÁUTICO PRAIA CLUBE RENT A BAG | LG DO BRASIL | CZ10 CAMISETAS

ACOMPANHE AS NOVIDADES DO GORDIANDO

Então curta a nossa página no Facebook.

Siga-nos no Twitter.

Veja as nossas fotos no Instagram.

Veja os nossos vídeos no You Tube.

E estamos também no Google+.

PLANEJE A SUA VIAGEM!

Procurando HOSPEDAGEM? Use o Booking| Cancelamento gratuito!

Precisa ALUGAR MALA de viagem? Use a Rent a Bag | 10% de desconto!

Precisa de LACRES para a sua mala? Use os da Rent a Bag | 5% e frete grátis!

Precisa fazer um SEGURO? Use a Mondial Assistance |15% de desconto!

___________________________________________

Veja outros destinos do Gordiando na estrada

NACIONAL

PARANÁ RIO DE JANEIRO| SANTA CATARINA SÃO PAULO

INTERNACIONAL

INGLATERRA | ESTADOS UNIDOS



Booking.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *